sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Brosmind

Brosmind é um estúdio situado em Barcelona fundado por Juan e Alejandro Mingarro em 2006. O seu estilo é fresco e optimista e combina fantasia com humor. As suas ilustrações têm sido alvo dos mais prestigiados prémios internacionais, como Cannes Lions, Clio, Eurobest Graphis, Sol, CdeC, Laus, entre outros. São os ilustradores espanhóis mais publicados no Luerzer's Archive durante os ultimos dez anos e foram recentemente selecionados para o Luerzer's Archive 200 Best Illustrations Worldwide. Os irmãos têm clientes como a Nike, Microsoft, Virgin, Gillette, Honda, Land Rover, Volkswagen... mas o seu universo não é totalmente compreendido sem os seus projectos pessoais como Brosmind Army, Brosmind RV e Brosmind City.







Trabalhos a cartolina preta








Suportes



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Exposição de Daniel Oliveira







Lourdes Castro

Artista plástica portuguesa, nasceu a 9 de dezembro de 1930, no Funchal, ilha da Madeira. Frequentou o curso de Pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa (1950-1956). Radicada em Paris desde 1958, regressou à ilha da Madeira em 1983, onde reside. Entre 1958 e 1962, juntamente com René Bertholo, foi fundadora do grupo KWY. 
No princípio da década de 1960 coleciona objetos quotidianos em assemblages, cobertos de cor prata, para, em seguida, passar a registar apenas a sua sombra. Publica, com Benjamin Patterson, Prints and Comments (1962). A partir de 1963 Lourdes de Castro começa a introduzir a cor no seu trabalho: uma cor uniforme - o vermelho, o azul ou o verde, por exemplo. Estas pesquisas sobre sombras e contornos entendem-se progressivamente da serigrafia à tela e do plexiglas ao pano, evoluindo as iniciais formas recortadas e pintadas para "sombras deitadas" que culminam nas "sombras em movimento" ou teatro de sombras (1973).


Sombra Projectada de Claudine Bury, 1964.

Ombre portée de Maurice Henry1968

 “Teatro de Sombras, As cinco estações”, 1979

Robert Rauschenberg

Nasceu em 22 de Outubro de 1925 e morreu em 12 de Maio de 2008. Foi um artista Americano que se fez notar nos anos '50 com a transição do Expressionismo Abstrato para a Pop Art. Rauschenberg estudou no Kansas City Art Institute, na Academie Julian em Paris. É considerado um dos artistas de vanguarda da década de 1950, pois foi nessa época que, depois das séries de superfícies com jornal amassado do início da década, o artista deu início à chamada combine painting, utilizando-se de garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados para a criação de uma pintura composta por não somente de massa pigmentária mas incluindo também estes objetos. Estes trabalhos foram precursores da Pop Art.Na década de 1960 Rauschenberg usou o silk-screen para imprimir imagens fotográficas em grandes extensões da tela, unificando a composição através de grossas pinceladas de tinta, e ganhou reconhecimento internacional na Bienal de Veneza de 1964.
Robert Rauschenberg, Charlene, 1954


Monogram, 1955-59

Artista Robert Rauschenberg em frente ao seu quadro de John F. Kennedy, 1967.