Tilt criou a "Panic Room" no hotel Au Vieux Panier em Marseille, França. Metade do quarto está coberto com graffitis do artista, incluindo a cama, enquanto qe a outra metade é completamente branca. Este é um de cinco quartos dos quais o hotel convidou artistas a re-imaginar e re-desenhar.
domingo, 6 de maio de 2012
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Instalações com bicicletas
"Forever Bicycles" é uma instalação de dez metros de altura, feita com 1.200 bicicletas, de autoria do artista chinês Ai Weiwei. A obra de grandes dimensões, de forma abstrata e móvel, é usada para simbolizar o modo como o ambiente social chinês se está transformando.
O painel criado pelo artista Niels Bruschke num café de Hamburgo, na Alemanha, usa as rodas da bicicleta como as letras "o", da palavra "good"
Esculturas feitas pelo artista sul-coreano Yeong-Deok Seo mostram o corpo humano composto por correntes e engrenagens de bicicleta
É de 1994 a obra "Four Bicycles (There is Always One Direction)", do artista mexicano Gabriel Orozco. A escultura foi feita em Roterdã, na Holanda, onde o ciclismo é parte da rotina dos moradores, e entre suas interpretações está a ideia de que as bicicletas unidas tornam o conjunto, composto por meios de locomoção, uma forma imóvel -- embora, por não estarem soldadas, as bicicletas possam ser desencaixadas, retornando a sua função original, de mobilidade
A bicicleta do designer Ron Arad tem rodas feitas de ferro, moldadas de forma que se assemelham a uma flor, e não é apenas decorativa: ela pode ser pedalada também. De setembro a outubro de 2011, o objeto ficou exposto no W Hotel, em Londres, e qualquer hóspede podia dar uma voltinha nele
Instalações com guarda chuvas
Instalação em Xangai, China
Belíssimas manifestações de artistas plásticos internacionais, fazendo arte de “peso”, com tão quotidianos e frágeis objetos.
OzCollective: instalação “Abri nº 177″, Paris
O guarda chuva que tão bem serve com ferramenta de trabalho para os equilibristas, transforma-se em matéria prima para arte de primeira.
Átrio em Mumbai, Índia
Ingo Maurer: Átrio da Semana do Design 2007, Milão
Tazos Savva: instalação em Tessalónica, Grécia
Steven Haulenbeek
Instalação em Melbourne, Austrália
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Instalações artísticas no meio da cidade
Pequenos homens
Viajando pelo mundo, já pode ter se deparado com obras do artista Isaac Cordal, mas nem percebeu. Ele coloca pequenos homenzinhos no meio das ruas e calçadas em situações inusitadas. A mini instalação abaixo esteve em Berlim em abril de 2011.
Viajando pelo mundo, já pode ter se deparado com obras do artista Isaac Cordal, mas nem percebeu. Ele coloca pequenos homenzinhos no meio das ruas e calçadas em situações inusitadas. A mini instalação abaixo esteve em Berlim em abril de 2011.
Homem caixa
Essa obra de arte com certeza nunca passa despercebida na cidade. O artista argentino Pablo Curutchet construiu um gigante de caixas de papelão para a cidade espanhola de Córdoba em 2006. A grande escultura ficou com quase 9 metros de altura e precisou de 11 pessoas para ser montada.
Pixels em NY
Essa torneira jorrando água quadrada, ou em pixel foi fotografada em janeiro de 2011 em Nova York. Não se sabe ao certo sua autoria, mas ela pode ter sido feita ou inspirada pelo artista Kelly Goeller, que criou algo semelhante em 2008.
Gente estranha
Mark Jenkins gosta de provocar. As suas esculturas, na maioria com formas humanas, chamam a atenção das pessoas. As poses inusitadas e a falta de face são as principais características das obras. Suas provocações têm ainda um sentido mais profundo, como a de mostrar a desumanização dos moradores de ruas com estátuas de pessoas sem rosto.
Assassino de cabine telefônica
O artista anonimo Bansky, mais conhecido por seus grafiteis em muros, teve uma atitude mais drástica, assassinou uma cabine telefónica típica do Reino Unido. A obra, um dos raros trabalhos tridimensionais do artista, foi feita em Londres em 2006 e não foi autorizada pelo governo local.
Definição de instalação
Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente . A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações.
Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.
A primeira instalação artística da história foi o "Merz Bau", ou "Casa Merz", o apartamento do poeta e artista plástico Kurt Schwitters, transformado por ele em uma obra de arte, de 1923, na cidade alemã de Hannover.
Assinar:
Postagens (Atom)