domingo, 3 de junho de 2012

Projecto


Nesta unidade de trabalho foi nos propostos a realização de uma instalação artística. Sendo assim, escolhemos como conceito “ o vazio e o cheio”.
            É curioso, o cheio e vazio são um puro paradoxo, pois na realidade o vazio é mais cheio de conceitos e definições que o próprio cheio. Quando pensamos na palavra “vazio” imaginamos um espaço que não contém nenhum corpo material, mas na verdade pode ser muito mais. Diz-se que uma pessoa se sente vazia no momento em que experiencia sentimentos de angústia, saudade, falta de algo ou até mesmo tristeza profunda. Podemos também chamar uma pessoa de vazia quando se demonstra fútil e apenas preocupada com bens materiais.
Como contraste, a palavra “cheio” remete-nos para um espaço fechado recheado objectos dentro. Num sentido mais metafórico poderíamos pensar também que "cheio" significa alguém que se sente completa e em perfeito bem-estar consigo mesma.
Para conseguir este efeito pretendemos construir um espaço dividido em duas partes, uma parte vazia de sentidos e outra repleta deles. Na parte vazia apenas se encontram as paredes, tecto e chão despidos de cor, sendo portanto brancos. Por oposição, no lado cheio todo o espaço será coberto de fotografias que nos remete para os cinco sentidos. Enquanto que o lado vazio nos dá a sensação de frio e desconforto o lado cheio torna-se mais pequeno e claustrofóbico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário