quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Liberdade"





     Conforme me foi proposto na disciplina de Oficina de artes construí uma caixa segundo as assemblages do artista americano Joseph Cornell. Este utilizava objectos que encontrava, como fotografias, recortes de revistas, estatuetas, etc. Os seus trabalhos incluiam, maioritariamente pássaros e copos de vidro, bem como mapas.
     Na minha caixa em particular, feita de madeira com a frente em vidro, utilizei a temática dos mapas, um mapas celestes para ser mais específica. Para começar pintei-a de branco com tinta acrílica, tendo como objectivo dar um aspecto mais limpo e suave. No fundo do seu interior coloquei um mapa, como foi referido anteriormente, um mapa celeste. Seguidamente fixei dois copos de vidro na base do suporte, tendo um deles uma bola de metal colocada no seu interior, cujo significado será explicado mais a frente, assim como uma segunda bola de metal que se desloca livremente no interior da caixa. Um pedaço de madeira foi colocado horizontalmente de forma a criar uma divisão na parte superior da caixa, sobre esta estão duas bolas de plástico fixadas.
     Quanto ao título "liberdade", este advém do significado metafórico atribuido ás anteriormente referidas bolas de metal. Uma destas encontra-se no interior de um dos copos, ou seja está presa e sem hipotese de fuga, o que pode representar a humanidade que aparentemente é livre, daí a utilizaçao de um copo de vidro transparente, mas que na realidade nao o é, está presa a uma quantidade infinita de regras e padrões que não deixam margem para erros. Há no entanto uma bola solta que representa as excepções á regra, as pessoas que nao vivem de acordo com os ideais da sociedade, pessoas que, e agora passo a citar uma conhecida expressão, pensam "fora do quadrado". Maioritariamente essas pessoas não são aceites pela sociedade e são alvo de todo o tipo de discriminação, mas que em ultima instância são as mais livres. Relativamente as outras duas bolas, sendo estas de plástico e de maiores dimensões, sao representativas de planetas, que se encontram num plano superior á humanidade, daí a sua posição da caixa. Por fim o fundo com o mapa celeste remete-nos para o espaço e para o infinito.

Dimensões:
29,5 x 16,5 x 10 cm

Materiais utilizados:
Madeira, plástico, papel, cola, tinta acrílica, vidro e metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário